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4 Estratégias para aumentar as vendas da sua marmitaria

Portrait of kitchen staff standing with arms crossed in commercial kitchen

Pesquisa recente da Pearson, divulgada pela CNN Brasil Business, aponta que 84% das brasileiras pretendem iniciar seu negócio próprio em 2022. Elas reavaliaram suas vidas e carreiras na pandemia e, segundo a estatística, portanto, o público feminino está cada vez mais empreendedor. Muitas mulheres abriram sua marmitaria e restaurante com foco em delivery nos últimos dois anos. Para novos aventureiros do setor ou aqueles que precisam de um up nos negócios, listamos 4 estratégias para aumentar as vendas da marmitaria.

Afinal, há muita gente de olho neste mercado. E sabemos que para crescer em um negócio competitivo como este é preciso ter uma visão mercadológica e focar no novo. Também é importante estar atento ao movimento da concorrência, conhecer bem seu público alvo e saber investir certo.

De preferência, sendo criativo e estando atento aos detalhes.

Agora que já adiantamos um pouquinho os assuntos que serão abordados neste post, vamos para as dicas práticas, para que você se inspire e comece a colocá-las em ação desde já!

Conheça as 4 estratégias para aumentar as vendas da sua marmitaria:

1 – Torne sua marca o diferencial do seu negócio

O mercado de marmitas está em alta demanda, mas também há competitividade, especialmente após o aumento dos deliverys nos restaurantes e bares, em face de algumas restrições que ainda continuam. Com este cenário, a concorrência da entrega de comidas e marmitas nas casas e escritórios cresceu muito. Por isso, você tem, obrigatoriamente, que oferecer um diferencial. Se quiser se manter e crescer neste mercado.

O melhor, portanto, é você se transformar no próprio diferencial da sua empresa. Talvez você se pergunte, “Como”? E a gente responde: escolhendo uma maneira do seu jeito, o seu carinho e o seu talento ser apreciado e chegar ao seu cliente nos detalhes.

Isso, caso você ainda não tenha se dado conta, pode ser feito por meio da sua marca, do seu atendimento e comunicação eficiente. Um bom design gráfico nos materiais pode ser responsável por levar a informação que deseja e aproximar você do seu público.

Vale estar atento para um fato. Quando falamos em comunicação, englobamos também a embalagem e aparência do seu produto.

Para isso, crie sua logomarca, seu cartão virtual ou físico, seu site, coloque a logomarca na sua embalagem, um panfleto de divulgação junto com a entrega e pense num mimo. Talvez até um bilhete ou algo que o torne especial, como se você estivesse lá para almoçar ou jantar com seu cliente na hora que ele receber e abrir para consumir.

Fatores como estes e também os que envolvem os serviços prestados, como entrega pontual, são tão fundamentais quanto o alimento que é colocado nas suas marmitas, sejam elas comuns, fit ou especiais.

2 – Invista na comunicação visual e personalize suas marmitas

Claramente, e por motivos óbvios, o cardápio, a qualidade da comida e o preço influenciam muito na hora da escolha da sua marmita ao invés daquela oferecida pelo seu concorrente. É o clichê custo-benefício, tão importante como critério de compra. Sabemos, no entanto, que a maioria dos seus clientes aceitam pagar um valor justo por um produto gostoso e bem apresentado, mesmo que haja um plus no orçamento.

Pensando neste contexto, damos um exemplo: se a sua marmita é fit e feita para entrega congelada, é imprescindível que você utilize uma cinta lacre nas suas marmitas.

São as famosas e úteis cintas personalizadas para marmitas congeladas. Com elas, seus clientes irão aproveitar muito mais o seu produto, porque poderá conferir as informações nutricionais e seguir uma dieta saudável, dentro das especificações que ele comprou e escolheu. Certo?

A identidade visual da sua marca é relevante e deve estar nesta cinta personalizada, pensada especificamente para os cardápios fixos ou variáveis da sua marmitaria. Assim fica mais fácil, porque a sua embalagem pode ser aquela neutra, para cumprir os critérios de qualidade e armazenamento que você e seu cliente precisam. Ao mesmo tempo, pode finalizá-la, identificando-a com a sua marca, de uma forma bonita, prática e higiênica.

A cinta lacre para marmitex ou para marmita fit organiza tudo e pode ir ao freezer sem problemas. É uma forma de profissionalizar a sua marca. Assim como outros produtos, como uso de rótulos e adesivos para dar acabamento especial nos materiais, banners, panfletos, cartões.

Lembre-se! Organização e aparência ditam as regras do mercado, assim como a boa comunicação. Vale a pena investir nisso, pois sabemos que investir certo faz toda a diferença para um negócio de sucesso, certo?

3 – Esteja presente digitalmente por meio das redes sociais

O comportamento do consumidor mudou. Nesses dois anos de pandemia, praticidade, agilidade e qualidade, foram essenciais para estabelecer os negócios que seguiriam ou não adiante. Muitos se reinventaram e assumiram novos desafios. O principal deles foi ir além da loja física, aumentando a sua presença digital nas redes sociais e aplicativos.

Esta é uma das melhores formas de se manter visível nos dias de hoje. Na área de entrega de alimentos, é preciso estar nas mídias sociais para manter o relacionamento com seus clientes. Lembrando que o WhatsApp Business é uma delas, mas não o único.

É importante estar onde seu público está: Instagram; Facebook; Pinterest, entre outros. Se restringir a apenas uma rede pode restringir também a sua comunicação e fazer com que menos pessoas conheçam o seu trabalho. Isso pode significar um risco. O que você pode decidir fazer é ir aos poucos, atuando mais fortemente em algumas delas.

Mas, atenção: a partir do momento em que você está numa plataforma social e pública, você precisa, obrigatoriamente, interagir com as pessoas. Responder prontamente é uma regra básica. Não vá estabelecer uma comunicação e abandonar seu possível cliente, OK?

Por lá você pode postar e se conectar com seu público para informar sobre mudanças no cardápio, imprevistos e divulgar novidades. Pode até arriscar, se tiver tempo, inserindo receitas de seus pratos famosos, bastidores enquanto prepara as refeições, truques para o dia a dia na cozinha, sua história e valores.

Outra ótima dica é manter uma comunicação fixa com seu público, com mensagem direcionada de ofertas, promoções especiais ou novos cardápios, periodicamente. Assim, sua marca será lembrada. Este tipo de comunicação pode ser um fator decisivo para o cliente decidir o que irá comer.

Não se limite: crie um menu degustação, ofereça amostras grátis de itens especiais ou novidades do cardápio. Seja criativo e arrisque!

4 – Alcance mais público em uma plataforma delivery

Quer expandir seu negócio de marmitas? Então, por último, pensamos numa estratégia bastante arrojada, mas que impediu muitos restaurantes de fecharem as portas. Fazer parte do iFood, Rappi, Uber Eats ou outra plataforma delivery é um salto importante.

Segundo diversas pesquisas, os gastos das famílias com delivery cresceram em torno de 149% já no primeiro ano de pandemia. Essa tendência virou uma necessidade e o número de usuários em plataformas de entrega também disparou em 2020, com aumento de 155%.

Estar, portanto, em uma plataforma de delivery é fundamental para negócios que querem expandir e se tornarem mais visíveis. Você ainda contará com o benefício de ter uma base sólida de usuários, na sua região, sem que tenha que se preocupar em criar uma tecnologia do zero.

Claro que há uma taxa para uso, que pode chegar até 30% do valor do produto.Portanto, cabe à você decidir se está na hora de assumir este passo.

Não se esqueça do marketing offline! O boca a boca ainda é um grande aliado. A vantagem dele é que pode gerar um buzz nas redes sociais e indiretamente auxiliar sua estratégia de marketing digital. Para isso, trabalhe direitinho, com organização e agilidade.

Esperamos que este artigo seja útil para você alcançar seu objetivo de aumentar as vendas.

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