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6 dicas para criação de logo e identidade visual para Marmitarias Fit

6 dicas para criação de logo

Ter uma marca forte e comunicá-la bem pode ser o sucesso do seu negócio e tudo começa com seu logotipo e logomarca

O ramo de marmita fit tem se expandido e um negócio que envolva a prática e rápida marmitex saudável é uma ideia com grande chance de dar certo. Para isso, é preciso pensar além do cardápio e ingredientes na cozinha, mas na localização, logística de entrega por delivery, entre outras coisas não menos importantes. Entre elas estão a COMUNICAÇÃO e a IDENTIDADE VISUAL da sua marca, começando pela LOGOMARCA E LOGOTIPO da marmitaria.

Se você tenta ser criativo na hora de escolher os ingredientes e porções, que são a essência do seu negócio, precisa ser criativo também na hora de divulgar seu produto, para que o que você faz chegue até o seu cliente ou futuro cliente.

Está cada vez mais clara a importância da identidade visual para as marmitas fit, que angariam mais fãs após a pandemia e as mudanças comportamentais. A alimentação fitness, – aquela prática, fracionada, saudável e com cardápio diversificado – caiu no gosto mesmo das pessoas. Ter, portanto, uma marca forte, especialmente nessa época de um mercado concorrido, é essencial.

Com um material gráfico bem definido, ou seja, logotipo, logomarca e identidade visual, seu negócio terá mais visibilidade e chegará até seus públicos de forma mais clara, rápida e eficiente. Para atender a esse mercado em grande ascensão, nós, da JPrint, nos especializamos e criamos a identidade visual completa da sua marmitaria, de forma personalizada. Ela envolve não somente o logotipo, mas também a criação de mascotes e logomarcas, feitos por desenhista profissional, com a sua cara e jeito.

Deixa a gente te explicar melhor isso, antes de entrar para as dicas!

Por que devo fazer marketing para a minha marmita fit?

Se você é um empreendedor ou empreendedora, já deve saber que marketing é indispensável para qualquer tamanho de negócio. Para ter um nome conhecido e se tornar uma marca atrativa no segmento de marmita fit, é fundamental ter um identidade visual forte.

Sabe o que isso significa? Identidade visual é uma maneira de organizar os elementos visuais da sua marca, ou seja, o nome, as cores e imagens que estarão relacionados a ela. Como no MCDonald ‘s, Nike ou Adidas. Você vê a cor, o símbolo e o logo já pensa naquele produto. Eles também começaram com uma ideia e algo simples.

E a melhor maneira de começar a ter uma identidade visual é criando um logo, que irá representar o seu negócio. Por isso, esse símbolo e nome precisam passar uma mensagem coerente com a proposta do seu empreendimento.

Além disso, está a escolha das cores que dominarão seus folders, panfletos, redes sociais, entre outros produtos de divulgação.

Por que devo criar um logotipo para minha marmitaria?

Um logo é a identificação visual da sua empresa e seu negócio. Ele é a sua identidade perante o mercado e seus clientes, algo que a torna única e reconhecida. O logotipo e a logomarca tornam a sua marmitaria mais facilmente identificável e resume muitas informações.

O logo tem o poder de transmitir todos os valores do seu negócio, por meio do nome, escrita e até cores. Vale muito a pena investir nisso, aliás, é a primeira coisa que se deve investir numa empresa, para que ela tenha nome, marca e voz no mercado. E muito sucesso.

Posso contar com a ajuda da JPRINT para criar meu logotipo?

Sim! Você pode contar com a ajuda da Jprint para criar a sua logomarca e logotipo, porque estamos entre os 10 melhores designers de logos. Somos criativos e especializados no setor de marmitarias. Entre os logos que criamos estão: mascote, nome estilizado, símbolo, entre outros, nas versões que você quiser. Usamos a criatividade ao seu favor, para que sua marmitaria fique com a sua cara e agrade o seu cliente.

Criação de Logo e Mascote para Cliente Thay Fit

Como montar o cardápio de marmita fit e comunicar isso?

Para elaborar um cardápio que agrade a todos na sua marmitaria é preciso entender uma coisa: elas serão feitas congeladas para quem adquirir os combos, mas é mais adequado vender refeições frescas para quem fizer a compra para consumir na hora.

Para os combos, no entanto, é preciso ter um menu diferente para cada dia da semana, sendo que na semana seguinte a comida não deve se repetir, certo? Esse poderá ser seu verdadeiro diferencial.

É possível lançar o cardápio vegetariano e incluir novidades, lembrando que não é porque é fit que tem que ser igual, nem sem graça. Isso vale também para a forma de se comunicar! Utilize, portanto, rótulos divertidos e práticos, assim como etiquetas e cintas. E aí entra a importância de ter bons fornecedores, tanto para os ingredientes quanto para as próprias embalagens.

Que tipo de material eu posso criar para a minha marmitaria?

Há diversos tipos de materiais gráficos que você pode escolher para personalizar a sua marmitaria e se destacar. Logotipos, mascotes, cardápio digital, post promocionais e muitos outros. Nossas artes e produtos são totalmente personalizados, de acordo com a identidade de cada cliente e seu negócio. Com melhor preço e impressão de alta qualidade. Isso porque temos experiência e atendimento, com profissionais altamente qualificados para orientar você de forma personalizada. Confira nossos produtos e serviços.

Logo ou logomarca para a sua marmitaria. O que você precisa saber!

Pensando nas dúvidas que você pode ter na hora de contratar um serviço, produtos e soluções para a marca da sua marmitaria, começamos pelo logo. Como ele é fundamental para as estratégias de comunicação com seu público e divulgação do seu negócio, pensamos em dicas especiais para ajudar você a elaborar bem a criação do logo das suas marmitas fitness.

Confira!


6 Dicas para a criação do logo da sua marmitaria fit!

1. Seu logo deve levar em conta o produto que você vende

A primeira dúvida é, como criar um bom logo? Criar o logo para uma marmitaria para alimentação fit não é algo tão simples. É uma responsabilidade porque envolve a alimentação e pessoas de diferentes expectativas e gostos. É preciso, portanto, ser passar a ideia correta: de algo saboroso, higiene, saúde e também segurança.

Existem diferentes maneiras de colocar a ideia de seu logo em prática. Sempre que possível, você deve usar os serviços de um designer, até porque, o logo será criado uma vez só. Pode fazer isso de forma que não invista tanto, talvez procurando fornecedores especializados na sua área.

Pense que, ao desenvolver o logotipo (que é a parte escrita, ou seja, o nome da marca de forma estilizada) e a logomarca (que é o desenho, ícone ou símbolo que a representa), devem ser considerados os principais fatores que influenciam seu público na hora da escolha da marca.

Para isso, é preciso ser feita uma pesquisa e um briefing do que se espera. Como se trata de refeições, pode-se considerar o uso de algum alimento saudável e cores como o verde, o vermelho e outros ingredientes que remetem a esse contexto alimentar. 

Os logos relacionados à alimentação, comumente, retratam o tipo de culinária escolhida. Antes de escolher um ícone, uma fonte e uma cor, você precisa descobrir qual é a mensagem que você quer comunicar a seus clientes em potencial.

A fonte (letra usada para a escrita da marca), portanto, deve seguir o elemento escolhido, podendo ser fina (ou slim), já que a comida fitness se refere a porções com saladas e variações para um público que muitas vezes quer emagrecer. Essa é uma ideia, podendo haver muitas outras, devendo haver um consenso entre a criação de arte e o cliente, que efetivamente, usará o logo em seus materiais e produtos.

2. O estilo da logomarca deve respeitar a identidade da sua marca

As opções de logomarcas são diversas e os novos estilos são muitos, já que o mercado fit é um negócio crescente. Mas a regra de ouro vale para qualquer segmento: é preciso levar em conta a identidade do cliente. No caso da sua marmitaria, os elementos devem ser cozinha e comida.

Mas, como escolher o ícone certo e ser criativo? Imagens de mantimentos e alimentos são muito populares em logos. Talheres, utensílios da cozinha, vestimentas de chef, forno e fogão são elementos comuns. O problema é que essas imagens deixarão o seu logo genérico e sem personalidade. Portanto, antes de tomar a decisão final, não deixe de dar uma olhada nos logos de seus concorrentes.

Claro que eles possuem pontos em comum: lidam com alimentos. No caso das marmitas fit, são feitas para pessoas que são ou querem ser mais saudáveis e equilibradas. Portanto, a imagem a ser escolhida pode ter um ponto central ligado a esse conceito de alimentação e dieta saudável, algo ecologicamente sustentável. A ideia de usar consumo de folhas, verdes, entre outros produtos provenientes da natureza é bastante comum.

Apesar disso, não é preciso que uma marca tenha seu logo comum, já que as imagens e fontes podem ser atualizadas de diversas maneiras, até que se chegue a uma personalização necessária e esperada. Nós podemos te ajudar nisso!

3. Seu logo deve considerar sua rotina, ser atrativo e funcional

Apesar dos diversos estilos que se pode adotar, claro que há alguns critérios a serem seguidos. Primeiramente, o logo deve ser algo moderno e visualmente atrativo. Em segundo lugar, deve ser levado em conta que muitas empresas trabalham com uma produção artesanal, ou seja, com marmitas e saladas acomodadas para serem transportadas em pote, de forma prática.

Outro ponto importante a ser observado é que essa produção costuma ser realizada ou acompanhada por nutricionistas, que costumam elaborar cardápios diários ou diferenciados por objetivos de dietas. Utilizam informações, como valor nutritivo, referentes aos públicos que desejam cuidar da forma física, perder peso ou cuidar da saúde, por exemplo.

O que queremos dizer com isso é que o logotipo deve, portanto, pensar em algo funcional, podendo ser usado de forma desmembrada, ou seja, somente a parte escrita ou apenas a parte da imagem, que pode ser usada como um ícone ou marca d’água em fotos.

Pensado dessa forma, o logo pode ser aplicado em todas essas variantes de aplicações, tanto para as impressões gráficas (que são as etiquetas, selos e outros) quanto para divulgação nas redes sociais, como: Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter.

4. Escolha bem as cores e as fontes para ter eficácia na comunicação

Escolher uma cor eficaz para o logo da sua marmitaria é fundamental. Por isso, essa dica dá destaque para o tipo de cor e fonte (letra). A cor certa faz o seu logo ser lembrado e orientado a algum propósito. Lembre-se que cada cor tem conotações específicas e passa uma importante mensagem subliminar.

Para um negócio da área de alimentos, evite cores muito brilhantes. As cores naturais dos alimentos, incluindo o vermelho silenciado, tons de amarelo e marrom e preto são os mais indicados. Se a ideia é usar mais de uma cor ou tom, cuidado para que a combinação seja equilibrada.

Já para a escolha das fontes certas, pense assim: se o seu logotipo incorpora um texto, você terá que escolher uma fonte para ele. O tipo de letra deve ser legível e estar em contraste com as cores de fundo. Deve ser verificado o uso de bold (negrito) e se a fonte oferece boa leitura, inclusive para quem usa óculos. Pensando nas diversas aplicações e no caso da necessidade do logo ficar pequeno na sua embalagem e outros materiais de divulgação. Como dica, as fontes sólidas (After Disaster, Europe ou Garamond) vão bem com ícones sólidos.

Evite detalhes pequenos, curvas extravagantes e fontes escritas à mão. Isso faz com que o texto tenha difícil leitura em logotipos. Use fontes limpas e simples, como a Micra ou MigistralC, entre outros.

Última dica de ouro sobre isso: não bagunce o seu logotipo e não queira botar tudo nele. Um ícone e uma mensagem curta é mais que suficiente. Evite o uso de múltiplas fontes. Concentre-se em apenas uma fonte ou, no máximo, duas. Um profissional saberá fazer isso por você.

5. Seu logo deve ser pensado de acordo com os tipos de aplicações

Considerando os diversos tipos de aplicações existentes e alguns, inclusive, sendo citados já anteriormente, elencamos algumas ideias de design gráficos em que os logos podem ser aplicados. Assim, fica mais fácil você ter uma ideia de como definir a melhor identidade visual da sua marca de produto e empresa.

Se a ideia é produzir marmitas congeladas e saudáveis, feitas com controle de qualidade e fácil manuseio, seu produto deve transmitir isso. E como? Por meio da identidade visual que está no material gráfico usado na divulgação, começando pela embalagem.

Diversos tipos e tamanhos de embalagens utilizadas no seu produto, cartões de visitas, sites, panfletos, etiquetas, cintas personalizadas para marmitas, fachadas de lojas físicas, envelopagem dos veículos de entregas e uniformes são alguns dos produtos que você deve ter em mente antes de confeccionar o seu logo. Eles possuem relação direta com o seu negócio.

6. Pense em como se comunicar e não dispense as possibilidades online

Todos os públicos estão em alguma rede social, afinal, o Marketing Digital  para o seu negócio está muito em alta. A logo escolhida, slogan e cores serão também usadas lá, para padronizar a sua comunicação no Whatsapp, Facebook, Instagram e qualquer outro local onde estiver. Se tiver um site e blog, melhor ainda!

Comece fazendo um Facebook e um Instagram para o seu empreendimento. Assim, você pode aproveitar para compartilhar posts sobre o seu negócio, inclusive dentro de grupos destinados para pessoas com dieta fit. Não se esqueça que o visual é importantíssimo para o seu negócio.

É sempre bom colocar boas imagens das marmitas fit que faz e entrega. Para isso, produza suas próprias fotos. Quanto mais personalizado for, mais seguidores e clientes você terá.


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A JPrint faz isso para você!


Confira os serviços personalizados da JPrint para marmitarias:

  • Arte Personalizada

Nossos produtos são totalmente personalizados e confeccionados de acordo com a identidade de cada cliente.

  • Cintas Personalizadas para marmitas

Resistentes no congelador.

  • Rótulos e adesivos

Com seu excelente acabamento, cores vivas e vibrantes, eles dão um toque especial ao seu produto.

  • Banners

Os banners são ótimos materiais para apresentar seus produtos aos clientes.

  • Panfletos

Os panfletos são materiais promocionais para uma comunicação simples e direta.

  • Tags

Um impresso que tem como principal função a identificação das marmitas.

  • Cartão de Visita

Ele ainda é um item extremamente importante para apresentar sua empresa.

  • Imã de Geladeira

Materiais promocionais usados para fixação da sua marca.

  •  Cartão de Agradecimento

Excelente ferramenta de comunicação com seu cliente. Bom que o surpreende!

A gente faz a criação de arte e diagramação dos seus materiais, com melhor preço e alta qualidade.

O que está esperando para começar o seu projeto? Fale com a gente!

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