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Como organizar seu negócio de marmitarias em 7 dicas

Young woman looking up in a recipes book on the kitchen

Você montou um negócio de marmitas, ele foi crescendo e agora você precisa se organizar para expandir a sua marmitaria? Se é esta a sua situação, que bom! Há muitos como você no mercado. E também aqueles que, ao contrário disso, não conseguiram sobreviver às mudanças. O momento é, então, de agradecer e aprender a fazer uma boa gestão, que irá guiar você para um futuro ainda mais promissor.

É importante que essa organização do seu negócio seja feita, de preferência, ainda no começo. Investindo aos poucos, para crescer de forma saudável. E, nesta fase, toda ajuda é bem vinda. Ajuda profissional, é claro.

Pensando nos novos desafios do mercado, na concorrência, também na alta demanda por marmitas normais e fit, reunimos algumas estratégias e dicas. Elas vão ajudar você a se organizar e ainda conquistar novos clientes.

Vamos para as 7 dicas de organização da sua marmitaria:

1 – Conheça bem o seu cliente

Invista em ações para descobrir quem é o cliente da sua marmitaria, o que ele gosta, precisa e quer. Só assim poderá melhorar a experiência dele e oferecer o produto certo, na medida. Para isso, invista um pouco do seu tempo. Faça pesquisa, perguntas e converse com quem procura você e sua empresa. Ofereça algo para que ele tenha contato e conheça o seu produto.

É importante também que você pesquise o seu mercado e concorrentes diretos, especialmente aqueles que estejam na mesma localidade que você. Se você entregar produtos e oferecer um serviço que falem a língua do seu público, com certeza irá conseguir aumentar a rentabilidade do seu negócio. Para isso, é preciso organização, planejamento e investimento.

Fique atento e lembre-se: um cliente fiel e satisfeito pode indicar você para, em média, mais cinco. Será delicioso se você puder aproveitar os benefícios desta personalização. Para isso, abra canais de comunicação com eles.

2 – Invista na sua marca

A transformação digital atingiu todos os negócios e estar onde o seu público-alvo também está é primordial para as suas vendas. Antes de investir, portanto, na divulgação online, talvez começando pelas redes sociais, é importante pensar na sua marca.

Ela é forte? É reconhecida por todos? Estas são as principais perguntas a serem feitas. Dependendo da resposta, você já sabe que precisa procurar profissionais que lhe ofereçam este tipo de serviço: de branding. A criação de um logotipo, identidade visual, ou seja, as cores e fontes que irá escolher para se comunicar, são o começo. Você precisa de um design gráfico.

Para você fazer cartões de visita e materiais de papelaria, como um cardápio ou panfleto promocional, precisa, primeiramente, de uma marca pronta. Existem muitas empresas especializadas em materiais gráficos para marmitarias.

3 – Esteja presente nas redes sociais

Assim como o seu, todos os negócios tiveram que adaptar suas operações e aumentar sua presença digital nas redes sociais, assim como nos aplicativos, para manter o relacionamento com seus clientes. Assim como as entregas, que podem ser feitas via delivery, retirada ou drive thru, a comunicação também deve ser eficiente e cada canal escolhido precisa de uma comunicação específica.

Escolha uma ou mais mídia social e esteja nela. Faça com que a comunicação funcione e flua, respondendo a todos de maneira cordial e com a cara da sua marca. Mas, antes de começar, imprima a sua marca também lá no digital. Para que ela seja reconhecida, assim como em outros locais. O logotipo e identidade visual usada fará com que seu cliente reconheça sua empresa, tanto fisicamente quanto no digital.

4 – Crie sua própria cinta personalizada

Se você tem uma marmitaria, com certeza sabe a importância de ter uma cinta personalizada para o seu produto. Escolher uma cinta lacre que seja própria para a sua marca irá elevar o seu negócio para um novo nível. Para um patamar de negócio muito superior e melhor.

As cintas são confeccionadas com o melhor papel, não rasga, não molha, pode ir diretamente na geladeira e freezer. É, portanto, a melhor opção para você organizar o alimento e entregas para os seus clientes. E ainda oferecer a eles uma forma de se organizarem nas rotinas diárias.

Nas cintas personalizadas para marmitas fit é possível incluir todas as informações nutricionais, etiquetar com datas, nomes dos ingredientes, entre outras.

Os tamanhos das cintas são adaptáveis ao formato de cada marmita que deseja trabalhar, podendo ser utilizadas em marmitas plásticas ou marmitas de papel.

O cardápio também pode ir na cinta, para evitar ter que escrever em etiquetas individuais, caso seja a opção de produto gráfico.

5 – Reforce seu serviço delivery

Há plataformas de entregas das quais você pode fazer parte. Segundo pesquisas recentes, os gastos das famílias com delivery cresceram 149% na pandemia. Assim, o número de usuários nas plataformas de entrega também disparou no ano de 2020, com aumento de 155%. Hoje em dia, estar em uma plataforma de delivery é fundamental para negócios que buscam expandir sua clientela e ter mais visibilidade.

Talvez a sua marmitaria ainda não precise disso e tenha um motoboy para entregas próprias ou trabalhe com retiradas no balcão. Mas, lembre-se: estamos falando de expansão. Claro que isso deve ser pensado, levando em conta os prós e contras, afinal, apesar de oferecerem vantagens, como visibilidade e praticidade, há altos custos para o uso de aplicativos, podendo chegar a até 30% do valor do produto.

6 – Organize o serviço de retirada no balcão

Se você optar por esta modalidade de entrega para fugir das taxas, pense em atender bem os seguintes critérios: agilidade, personalização e facilidade. Da mesma forma que o delivery exige, aqui também é preciso que esteja disponível um cardápio adaptado, que pode até mesmo ser enviado por WhatsApp. É preciso que as embalagens sejam lacradas, para fácil transporte e que ofereçam boa experiência ao cliente.

Além dos aplicativos, a modalidade de retirada pode ser feita através dos seus canais próprios, como WhatsApp, redes sociais, telefone, entre outros. Neste caso, é preciso ter um ponto fixo, que seja bem sinalizado. Capriche na logística e receba bem os feedbacks, ouvindo-os atentamente.

7 – Crie e divulgue produtos que podem agregar nas vendas

Há algo que você faz bem, além da marmita? Talvez uma sobremesa ou suco. Então, porque não divulgar este produto como uma alternativa para aumentar as suas vendas? Coloque tudo isso num panfleto, na sua arte digital que irá pelo WhatsApp ou outras redes sociais, de forma personalizada. É importante que você personalize seu produto e deixe ele com a sua cara.

Inclua a informação no seu perfil e talvez até na cinta personalizada da marmita. Você precisa fazer e divulgar!

Pode aproveitar para oferecer acompanhamentos especiais ou sobremesas embaladas, juntamente com as marmitas. E ainda colocá-los em uma gôndola ou geladeira, aproveitando a oportunidade para a hora da retirada ou mesmo entrega. Isso vale tanto para sobremesas como entradas e acompanhamentos especiais do seu cardápio.

 

Tudo isso pode ser colocado na cinta lacre da sua marmita congelada:

 

Este artigo serviu para você? Esperamos que sim.

Veja mais

Se tiver interesse, leia mais sobre as cintas personalizadas para marmitas fit. Como elas atuam no seu mercado, reforçando sua marca, elevando a experiência com seu cliente e podendo elevar seus ganhos nos negócios:

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