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Unboxing Experience

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Você já viveu uma ‘Unboxing Experience’ e quer reproduzir isso para os seus clientes?

 

Você já se sentiu importante e especial ao receber um produto que comprou pela internet e ele chegou, despretensiosamente, com um cartão personalizado ou uma tag na sacola com uma mensagem especial? Ao abrir, leu uma mensagem bem “fofa” ou engraçada, relacionada ao seu momento ou à experiência relacionada àquele produto ou marca? 

Talvez tenha sido um cartãozinho escrito à mão, agradecendo pela escolha e explicando o quanto de amor havia naqueles ingredientes. Ou uma etiqueta personalizada, que tenha até feito você sorrir, espontaneamente, ou se emocionado. 

Surpreso, talvez você tenha até mostrado para alguém em casa, compartilhado pelo whatsApp com os amigos ou postado nos seus stories do Instagram (e marcado aquela loja ou marca, já que ela inclusive pediu isso no bilhete!).

Sim… porque, ao contrário do que se dizia, as experiências realmente positivas e diferentes são lembradas e compartilhadas, não somente as negativas…. desde que elas gerem um “uau”!!!!

Se você costuma pedir comida ou comprar com frequência na internet, algumas experiências positivas de consumo, como as citadas aqui, já podem ter lhe impactado. 

Tomara! Porque é uma baita emoção se sentir especial.

Detalhes que enchem os olhos e os corações dos clientes

Essa cartinha, etiqueta ou cartãozinho personalizado, que chega junto com o produto, pode ter sido entregue por sedex ou pelo motoboy, num papel simples ou cheio de glitter. O que mais importa – apesar da qualidade sempre ser importante – é que situações assim enchem nossos corações de alegria e nos fazem ter mais fé e esperança nas relações, no futuro, na vida… e nas pessoas que estão por trás das empresas!

Se você já vivenciou essa experiência, de sentir que encontrou uma marca em que você se identificou, provavelmente ela se conectou com você por meio do seu propósito de existência.

Essa conexão funciona assim: de um lado, está a marca, sendo o mais sincera possível em suas intenções. Do outro está você, que sente todo esse cuidado. Pois saiba que essa sensação descrita foi gerada a partir de uma ação e ela tem nome: unboxing experience.

A boa notícia é saber que você pode reproduzir essa experiência e levá-la para muitas pessoas também, a partir do seu produto, intenção e criatividade. 

Ações de marketing bem pensadas assim e personalizadas são capazes de proporcionar sensações memoráveis… a partir de um cheiro numa caixa, um bombom, um lacinho ou um brinde colocado ali… tudo importa, quando você se conecta com a pessoa que vê valor no que você faz. 

A primeira impressão é a que fica

O famoso ditado popular, “a primeira impressão é a que fica” ou a frase complementar de Tom Peters, “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão” nunca estiveram tão em evidência.
Elas fazem sentido porque, já fomos tão surpreendidos pelas novidades tecnológicas e industriais, que ser surpreendido voltou a ser missão delicada e simples. Por isso, muitas pessoas e profissionais voltaram a valorizar a “comida de verdade”, o bilhete escrito à mão e o telefonema do amigo.
Se pensarmos no universo do e-commerce, em que cada vez mais se compra produtos pela internet, seja por um site ou mesmo no WhatsApp, há sempre uma ansiedade em aguardar uma encomenda.
Geralmente se tem pressa e certa insegurança – mesmo que inconsciente – sobre o pacote que vai chegar. 
Essa espera, muitas vezes curta, mas com sensação de longa, pode terminar de duas formas: satisfação ou insatisfação. Não costuma haver meio-termo, então cada detalhe importa: prazo, visual do produto, cheiro, sabor. 
Se o produto chegar em uma embalagem mal feita, por exemplo, a primeira impressão já foi ruim e dificilmente haverá a tão almejada fidelização do cliente. 
E é aí que entra o unboxing experience: para garantir ao cliente um bom primeiro contato com seu produto, transformando o esperado momento da entrega em uma experiência não só positiva, mas completamente marcante. 
Explorar o conceito de unboxing experience pode ajudar a fidelizar seus clientes e aumentar as vendas até mesmo de uma loja virtual.

Primeiro se come com os olhos

Clichê ou não, vai aí mais uma expressão digna de relevância para esse nosso assunto. Se o primeiro contato visual importa muito, em se tratando de alimentação, então, nem é preciso dizer o quanto uma boa apresentação, limpeza e carinho relacionados ao seu produto são fundamentais para gerar confiança e fidelidade. 
Cada detalhe importa. Isso porque há o que chamamos de sensorialidade, que envolve os sentidos na alimentação.
Uma verdadeira experiência sensorial multidimensional é despertada no ato da alimentação, quando há a interação de cada um dos sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Essa percepção, que gera as sensações, já começa quando a gente olha a comida.  
Num momento em que o consumidor está cada vez mais ávido por novas experiências, conhecer esses aspectos pode ser algo valioso para o desenvolvimento do seu produto, seja ele colocado na prateleira ou entregue na porta do seu cliente.
Se os ingredientes escolhidos para elaborar uma receita devem estimular os sentidos e despertar as melhores percepções, isso também deve ser levado em conta na hora de escolher a embalagem e o adereço com a sua marca, que irão compor aquela entrega especial. 
A experiência começa quando a pessoa escolhe o seu produto e faz a encomenda: o resto é com você!
Mas vamos lá para o conceito, para ajudar você a entender, absorver e escolher a experiência que quer proporcionar ao seu cliente. Não é à toa que muitos pequenos lojistas ficam surpresos com feedbacks sinceros por parte dos seus clientes, em relação ao conteúdo ou atendimento. Porque quando algo é genuíno, os detalhes para uma boa experiência são fáceis de inserir.

O que é unboxing experience?

O unboxing experience se refere a uma surpresa positiva, que vem com “algo mais”; um “plus”. O termo em inglês unboxing se refere à ação de tirar o produto da embalagem, tornando- se popular devido às postagens em vídeos dos “recebidos” dos blogueiros e blogueiras. Isso nada mais é do que demonstrar a “experiência do cliente” ao receber um produto. 
E quem não gosta de abrir a embalagem de algo novinho, que acabou de comprar, não é? Ou ganhar! Equivale à experiência do ovo de páscoa e outras situações que envolvem a surpresa no final. Isso encanta ainda muita gente adulta e não só as crianças.

Como fazer um unboxing experience para o seu produto

Existem diversas formas de se fazer um unboxing experience para a sua marca, produto e serviços. Claro que vai depender da natureza deles. 
Embalagem personalizada, recados, brindes e até aromas especiais são opções que funcionam. A escolha depende também da sua criatividade e orçamento disponível. 
Personalização tem sido a alma da boa experiência ao cliente, então invista em produtos de papelaria  que ajudam na comunicação.
Tags (para fixar nas sacolas), etiquetas, cintas lacres para embalagens, cartões fidelidades e cartões de agradecimento, são algumas das possibilidades que irão compor essa boa experiência ao cliente. O uso de cartão de visitas, panfletos informativos para que ele conheça os demais produtos que a marca oferece e até brindes, como o ímã de geladeira, continuam em alta.
 
Todos os materiais podem ser personalizados com QR Code, facilitando ainda mais o contato do cliente com a empresa. Nele é possível colocar o link para o Instagram, o cardápio ou o whatsApp para pedidos.
Com isso em mente, pense no seu produto. Você pode personalizar as suas cintas de embalagens, etiquetas, tags, cartões de agradecimento com mensagem especial. Ou pedindo ao seu cliente para postar nas redes sociais, incentivando o compartilhamento dessa experiência.
 
Afinal, só quem confia na experiência que proporciona é capaz de pedir que ela seja compartilhada. Pense nisso, confie no que você faz e ouse. Seu cliente irá reconhecer a iniciativa.
 

6 Dicas para proporcionar uma boa experiência de unboxing  

Você já entendeu como funciona, mas quer proporcionar o melhor unboxing experience para o seu cliente? Vamos dar algumas dicas infalíveis que podem ajudar você. Basta ter criatividade e um pouco de investimento, que o resultado virá. Confira:

1 – Transmita a identidade da marca: as suas ações devem estar ligadas ao seu propósito; do porquê a marca existe e se chama assim; porque o produto nasceu e o que você desejava quando o criou. Por exemplo, se você faz marmitas lights para vender porque acredita numa alimentação saudável, informe isso… diga que agradece por encontrar mais uma pessoa que se preocupa com a saúde do corpo e do planeta. Aquela pessoa vai entender que está, realmente, adquirindo algo, que ela cozinharia em sua própria casa. E que o ser saudável vai além do marketing.

Para que o unboxing experience seja uma promotora da sua marca, você precisa transmitir os valores certos. Todos gostam de receber uma embalagem atrativa e inovadora. Há embalagens saudosistas, ousadas, rústicas ou sofisticadas e saber escolhê-la para o seu produto, assim como a mensagem, ajudará a formular a imagem da marca. Cuidado na escolha.

2 – Invista na qualidade da embalagem: aqui a embalagem e logística da entrega devem ser considerados tão importantes quanto o produto ao qual se referem. Uma boa embalagem é aquela que o cliente quer guardar, mesmo que ele já não precise dela para acondicionar o produto.

Ter uma embalagem personalizada deve ser a sua primeira estratégia para causar boa impressão. Só não esqueça que, além de seduzir e surpreender, a embalagem deve cumprir a função de proteger o conteúdo. Por isso as cintas de embalagens, para determinados produtos, podem ser interessantes. 

Outro lembrete é pensar no peso da embalagem relacionado ao valor do frete para transporte. Algumas lojas disponibilizam a opção de embalagem para presente, com valor adicional. Claro que, neste caso, a responsabilidade de surpreender é ainda maior, porque a pessoa está pagando a mais por algo melhor. Sem contar que a embalagem simples não pode ficar abaixo da expectativa geral da experiência que você quer oferecer. Talvez o melhor seja mesmo incluir no valor final do produto.

3 – Personalize tudo o que puder: isso envolve matéria-prima escolhida, processo, padronização, método de produção, embalagem, controle de qualidade, logística das etapas e comunicação.

Se possível, envie recadinhos à mão. Essa dica é bem fácil de colocar em prática, dependendo do tamanho da sua empresa e quantidade de produtos e a um custo praticamente zero. É uma daquelas estratégias conhecidas como atendimento UAU. Surpreende, porque ninguém espera. O cliente se sente verdadeiramente encantado e você não precisa fazer sempre. Pode fazer isso nas etiquetas e tags das sacolas de tempo em tempo, mantendo a fidelização de clientes antigos, aproveitando datas comemorativas gerais ou aniversário dos clientes.

4 – Valorize e divulgue seu produto: divulgue o que você faz. Se comunique com seu público e persona (cliente ideal). Faça um bom vídeo de unboxing falando do que gosta dele e vendendo a experiência e incentive as publicações nas redes sociais.

A sua embalagem pode conter alguma personalização – quem sabe uma frase de efeito com o nome dele – que incentive o cliente a publicar fotos do seu produto nas redes sociais. Pode escrever: “Nome do cliente, está gostando? Que tal fazer um post nas redes sociais? E pode marcar os nossos perfis, vamos adorar! Abraço”. Ser o mais informal possível funciona, desde que você fale a língua dele.

5 – Valorize o seu cliente: faça o melhor pelo seu cliente; seja flexível sem perder o padrão de qualidade; abra canais de comunicação e não tenha medo de estar presente e de responder a todo e qualquer elogio ou crítica. 

Todo mundo ama brindes e descontos e isso é praticamente unânime, mesmo que o item nem tenha tanto valor agregado. É que a intenção aqui é valorizada. Aproveite e envie uma lembrancinha no aniversário do seu cliente, junto ou não do seu produto. Isso demonstrará o cuidado da empresa com ele e a preocupação com a experiência pós-venda. Você pode aproveitar para incluir um cupom de desconto em algumas das suas embalagens.

6 – Estabeleça uma comunicação por um vídeo unboxing: aprenda a fazer um bom vídeo unboxing para falar do seu produto. Para facilitar, vamos abordar isso como um passo a passo para gravá-lo:

 • Escolha um local com boa iluminação;

• Utilize um smartphone ou câmera de vídeo/máquina digital para mostrar todos os ângulos do produto;

• Narre as características do seu produto sem ser de forma tão técnica. De preferência, deixe as legendas na tela para as funcionalidades mais importantes. Com boas legendas, um vídeo sem som pode ter bom engajamento nas mídias sociais;

• Há diversos programas gratuitos de edição de vídeo, alguns para desktop e outros para smartphones e aplicativos interessantes. Bem práticos. Você pode utilizá-los para dar acabamento profissional ao seu unboxing, colocando uma capa e seus contatos.ta ir em “Biblioteca de Ádio” e baixar músicas gratuitas, livres de direitos autorais. 

• Depois de testar, já pode divulgar o vídeo para a rede. O YouTube, Facebook, Instagram e WhatsApp possibilitam diversas formas e formatos. Aproveite para disseminar o seu vídeo com um título e descritivo que comunique corretamente e na linguagem certa o que você quer dizer ao seu público. De forma que ele entenda.

 

Após tantas dicas, é hora de botar a mão na massa. 

Talvez você esteja ainda pensando sobre o porque o unboxing experience ganhou toda essa importância? 

Por muito tempo não se deu a atenção devida para o pós-vendas, mas mais aos novos processos de vendas, de atrair leads e transformá-los em clientes, por exemplo. 

Com a concorrência acirrada, especialmente com o aumento do e-commerce após o afastamento social, foi importante criar novas formas de contato, interação com o cliente e oportunidade das empresas se destacarem. Essa foi uma das formas criativas.

Os clientes, assim como você, querem ser mimados, da forma que algumas empresas já fazem e ainda serem surpreendidos por ideias novas e criativas. Além disso, eles querem ser ouvidos e terem seus desejos antecipados, como quando você sugere uma praticidade que ele sequer pensou. 

Saia na frente dos seus concorrentes e surpreenda seus clientes com novas formas de embalagens e atendimento personalizados! Os resultados serão animadores e também surpreendentes para a sua empresa. Eles costumam impactar no reforço de marca, mas também diretamente nas vendas, já que o boca a boca agora está na internet. 

Conte com a gente para levar essa experiência ao seu cliente: https://jprint.com.br/

 

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