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Veja 8 dicas de como montar uma marmitaria de sucesso em 2022

Professional chef cuts mushrooms and makes gravy to a dish in industrial kitchen.

Se você pensa em investir no sonho de montar uma marmitaria em 2022, as estatísticas e oportunidades estão do seu lado. Aquele negócio, com boa comida, uma marca conhecida e muitos clientes satisfeitos são ideias que podem, mesmo, sair da sua cabeça e fazerem parte do seu dia a dia.

Pelas estatísticas, parece ser o momento para que sua marmitaria deslanche e seja um sucesso. Aproveite a oportunidade, motivada por uma alta demanda do mercado por comidas congeladas, desde 2020, e aprenda a criar o seu negócio de marmitas do jeito certo.

Este artigo irá ajudar você a obter informações e, por isso, montamos 8 dicas para que dê os primeiros passos de forma certeira, com investimento adequado, rumo ao sucesso em 2022.

As pesquisas do mercado apontam para as diversas possibilidades de ganhos, tanto para o empreendedor, quanto para o cliente. Mas saiba que para ter sucesso na área, é importante investir em conhecimento, qualidade e estar atento às normas que regem o mercado.

É indispensável que novos empreendedores tomem certos cuidados com as regras exigidas pelas prefeituras de suas cidades e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por exemplo. Não se trata apenas de cozinhar e vender uma boa marmita, mas é importante também seguir as normas exigidas, pensando no manuseio e qualidade da entrega dos alimentos. Neste contexto, as cintas personalizadas para marmitas podem ajudar.


Entenda o boom das marmitarias desde 2020

Muitos empreendedores surgiram após a pandemia. Segundo dados do Ministério da Economia, o número de microempreendedores individuais (MEI) teve um boom no ano de 2020. O fato se deve à necessidade dos brasileiros buscarem alternativas para não deixarem a crise bater à porta.

Sabemos que muitos negócios de sucesso nascem da dificuldade. Se o empreendimento for resultado de um sonho, as chances são ainda maiores de dar certo. Para isso, é preciso estudar o mercado e investir no que está dando certo para outras pessoas. A dica que já adiantamos é o uso das cintas personalizadas para marmitas ou cinta lacre para marmitex, como são também conhecidas.

Pense que algo que agrade você, agradará também seus clientes. O marketing digital e produtos de papelaria personalizados ajudam nessa comunicação.

Dentro deste contexto e em meio aos novos negócios, as marmitarias se mostram ser uma ótima opção, já que requerem pouco investimento inicial, porém, com grande potencial de lucro.

Setor de comidas populares é um dos que melhor reagiram à crise

O setor das comidas populares é um dos segmentos que melhor reagiram à crise. Elas atendem a alta demanda de praticidade e comodidade, tanto para retirada no local quanto para entrega delivery. O serviço atende muitas pessoas que não querem se deslocar para um restaurante, especialmente se trabalham em formato home office.

O preço também é fator decisivo, já que uma marmita sai muito mais barato do que um restaurante convencional, por quilo ou à la carte. Com uma quantidade padrão de comida, o custo da refeição fica menor.  Daí a necessidade da organização, por meio de cintas lacres para marmitas.

Marmitarias foram as que mais cresceram no Brasil

O aumento no número de empreendedores no Brasil cresceu 134% nos últimos 5 anos, ainda de acordo com dados do Ministério da Economia. Somente no ano de 2020 esse aumento de “empresários” no País foi de 54,6% em relação a 2019.

Considerando o setor de alimentos, as marmitarias foram as que mais cresceram no Brasil, motivado pela restrição nos restaurantes e aumento das comidas para viagem.

Apesar da abertura dos restaurantes, muitas pessoas mantiveram o hábito de solicitar as “quentinhas” e marmitas fit no ano de 2021.

Marmitas ganham formas para atender necessidades dos clientes

O mercado de marmitas cresce e busca novas formas de se desenvolver e atender um novo nicho de mercado, com necessidades específicas. Isso foi visto, sobretudo, nas marmitas fit ou veganas que cresceram no mercado.

Nas marmitas fit, as comidas são de baixo teor calórico, com carnes magras, menor quantidade de carboidratos, mais verduras e saladas, porque são voltadas para quem quer uma alimentação saudável.

As veganas são um ótimo investimento de mercado para quem tem condição de apostar nele. Segundo o IBGE, esse nicho de mercado (o vegano) já representa cerca de 14% da população.

Marmitas com comidas congeladas ajudam na praticidade diária

Além dessas formas de abrir mercado, outra prática que cresceu muito no setor de marmitarias é a de comida congelada. Neste tipo de marmita, a quantidade nutricional é ainda mais balanceada e responde às necessidades de cada dieta. Ela é vendida muitas vezes em kits semanais ou mensais e contém informações nutricionais que são colocadas nas cintas para marmitas, com ou sem etiquetas adesivas. Normalmente, a cinta para marmita personalizada substitui etiquetas.

As informações são colocadas diretamente na cinta lacre para marmita fit, de forma organizada.

Assim podemos ver que as marmitarias que crescem no país, atendem clientes mais exigentes e seletivos. Portanto, é importante ter conhecimento e disposição para oferecer um produto de qualidade.

Para isso, uma boa matéria prima e embalagens específicas para cada uma delas são essenciais. Além disso, é bom estar ciente das Boas Práticas de Fabricação.

Fique atento a essas 8 dicas para que sua nova marmitaria seja em sucesso em 2022 e nos próximos anos:

1 – Sabor e praticidade se tornam os ingredientes básicos e fundamentais para este negócio. Seu cliente recebe tudo pronto, caprichado e a um baixo custo, em relação aos preços atuais de ingredientes e do tempo que se leva para o preparo. Sem contar que evita o desperdício, que é algo cada vez mais inviável, quase um crime. Portanto, invista em todos os aspectos que envolvem essa praticidade, começando pela embalagem.

Pode parecer que não, mas uma embalagem bem elaborada é um item que torna-se decisivo na tomada de decisão de compra por parte do consumidor. Por isso, o design da arte na embalagem deve ser personalizada, seguindo o padrão de identidade visual da sua logomarca.

2 – Qualidade e entrega eficiente são tão fundamentais quanto o sabor e a praticidade que citamos anteriormente. Lembre-se que sempre deve haver um padrão de qualidade, começando pela escolha de todos os produtos usados na sua marmita congelada.

Outra coisa: invista em um esquema logístico que garanta eficiência na entrega, sendo ela semanal, quinzenal ou diária. As orientações quanto ao armazenamento e congelamento e descongelamento devem ser claras, para garantia da qualidade no prazo estabelecido.

Nas cintas personalizadas para marmitas congeladas você pode colocar todas essas informações aos seus clientes.

3 – Escolha um nicho de mercado e explore as possibilidades. Claro que querer atender tudo e todos pode não ser uma boa estratégia. Mas, se você tiver talento e coragem, não se limite. Atenda os vegetarianos e outras dietas mais rigorosas, por quê não?

Mesmo que para isso seja preciso que faça novos parceiros de divulgação e entrega. Ou mesmo contratar uma cozinheira ajudante. Isso possibilitará que se expanda bem e mais rapidamente do que imaginou. Lembre-se: todo início e crescimento depende de decisões que levam em conta a capacidade de atendimento. Dar o passo maior que a perna não é o mais indicado.

4 – Se especialize no manuseio dos alimentos e utilize rótulos nas embalagens. Para empreender no ramo da marmitaria, é importante saber a maneira certa ou mais indicada de manusear e armazenar os alimentos. A temperatura em que as marmitas congeladas devem ser mantidas (temperatura máxima de -12ºC para estarem dentro das normas do setor, por exemplo).

Esteja atento às recomendações da ANVISA:

5 – Rótulos são muito importantes. Fazer uso da rotulagem nutricional pode ser um ganho para o caso dos produtos congelados. Com ela, é possível inserir na embalagem do produto a tabela de informações relativas às quantidades de vitaminas, sais minerais, gorduras, proteínas, fibras, entre outros. Sempre designados por porção, ela está na maioria das embalagens de produtos. Confira a instrução normativa que regula o assunto.

Este serviço, profissionaliza o produto, além de ficar de acordo com as normas da Anvisa. E o mais legal: você pode colocá-lo junto da sua embalagem com a cinta lacre personalizada.  Elas permitem que o cliente conheça as informações nutricionais do produto e isso aumenta sua confiança no seu negócio.

 6 – Escolha bem a embalagem para a sua marmitaria. Mas, como escolher a mais adequada para o meu negócio? Fazendo o uso de uma embalagem própria para marmitas, sem improvisos. Este tipo de embalagem específica, que pode ser transparente ou branca, de plástico ou isopor, protegem, conservam e são importantes visualmente.

Para as marmitas não congeladas, utilizam-se embalagens de alumínio ou isopor, porque as duas possuem um bom isolamento térmico e conservam, portanto, a temperatura do alimento.

Já para as marmitas congeladas, o plástico polipropileno é a melhor opção, por ser resistente, não liberar toxinas, nem causar danos para o meio ambiente. Este tipo de embalagem pode ser levada ao micro-ondas.

Para escolher a embalagem certa para o seu produto, no entanto, é importante se atentar à praticidade e qualidade do seu fornecedor. Considerar, ainda, seu público e as especificações do seu produto.

7 – Personalize seu produto começando pela embalagem. A finalização da embalagem é a finalização do seu produto. Isso é, portanto, fundamental. Porque é como o seu produto final se apresenta ao cliente. Para isso, você deve contar com a ajuda de um especialista em soluções na área gráfica e marketing digital, para cuidar da boa impressão da sua embalagem.

Isso inclui o desenvolvimento e uso de uma boa identidade visual. Há um mix de produtos no mercado destinado para o crescimento do negócio de marmitas. São diversos produtos e possibilidades.

8 – Invista em novas tecnologias para aumentar as vendas. Após estar com a casa arrumada, invista em crescer. Para isso, é indispensável buscar inovações tecnológicas para o setor. Aplicativos e sistemas servem para redução de custos, automação e facilidade na gestão de restaurantes.

As tecnologias podem e devem ser implementadas junto com as demais estratégias que seu negócio adotar. Por meio de uma plataforma, você poderá acompanhar de perto indicadores econômicos e mercadológicos, retorno sobre investimento, entre outros.

Mas isso é assunto para um novo post.

Gostou deste conteúdo? Acreditamos que você tenha entendido que o ramo de marmitas é mesmo promissor, com boas possibilidades de ganhos, tanto para o empreendedor, quanto para o cliente. Por isso, este mercado tende a crescer cada vez mais.


Quer saber mais? Leia 5 passos iniciais para Montar sua Marmitaria.

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