fbpx

5 Passos iniciais para montagem da sua marmitaria

A lunch box for office or school with healthy food: chicken fillet, carrot and cucumber sticks, salad, nuts. Preparation and packaging of meal made in advance to support a balanced lifestyle or diet

Você descobriu que adora cozinhar, tem tino empreendedor e deseja abrir uma marmitaria?

Parabéns, essa escolha já faz de você uma pessoa com talento para os negócios. Agora, chegou a hora de dar os passos iniciais rumo ao seu sonho, para a montagem da sua marmitaria fit. Iremos ajudar você nesse momento importante. Lembre-se que o primeiro passo é planejar a escolha do nome e da identidade visual, que transmitirá os valores do seu produto e serviço. Isso se estende à escolha da embalagem que irá usar.

Para investir na venda de uma marmita ou marmita delivery, é preciso ter planejamento, boa comida e uma entrega de qualidade. Se for um sistema de delivery, que ele seja rápido e entregue com perfeição. Aí entra também a importância de uma embalagem higiênica e segura. Imagine só a sua comida, feita com tanto padrão de exigência e amor, chegar às mãos do seu cliente de maneira inadequada, com ingredientes misturados e fora do padrão pensado e combinado?

Ele não iria gostar, nem voltar a te procurar e nem você ficaria feliz, não é mesmo? Isso também vale para o seu suco natural. Uma embalagem de qualidade, devidamente etiquetada, com todas as informações necessárias e sua logomarca, certamente passará a imagem que você pensou para o seu negócio e produto. Aquela que você gosta de ter quando solicita uma refeição em qualquer lugar, não importando quanto pagou por ela.

E o mercado de marmitaria não para de crescer, principalmente quando se trata das que podem ser pedidas no conforto de casa ou trabalho, sem deslocamento, já que, a cada dia mais, o tempo de cada pessoa para se dedicar à alimentação se torna menor.

Nesse contexto, a venda das marmitas ganham força, mas também a concorrência. Para que seu negócio seja bem sucedido, no entanto, é muito importante seguir as etapas corretamente.

Claro que você precisará dos equipamentos necessários para fazer as suas marmitas delivery e a comida que irá no cardápio especial que você elaborar. Para isso, você precisará de um espaço; um fogão industrial; um freezer horizontal para acondicionar as marmitas até a hora da entrega; um multiprocessador de alimentos; cortador de frios; extrator de sucos; microondas; liquidificador; geladeira; forno e outros utensílios. Essa listinha fará você ou a pessoa que estiver pilotando o fogão, migrarem do status de cozinheiro para o de cozinheiro profissional ou chef.

Sabe o que mais entra para essa listinha ou check list de como montar a sua marmitaria? Sua identidade visual e a embalagem que usará para ter a cara da sua comida e do seu negócio!

Vamos lhe explicar melhor isso!

Passo 1: É preciso se destacar no ramo das marmitarias!

Cada empreendimento possui características específicas, assim como cada segmento. No ramo das marmitas fit, que está dentro do disputado e delicado segmento alimentício, muita gente pensa que cozinhar é o que basta. Mas, pare para pensar: tão importante quanto elaborar um cardápio diferenciado e saboroso é divulgar o que você faz e comunicar bem, com o mesmo zelo e capricho do que cozinha.

Assim como a identidade visual e criação do logo, a embalagem e a logística também fazem parte desse primeiro passo tão importante – que é se conscientizar e investir na sua comunicação – já que a parte do processo culinário você já deve ter em mente.

Passo 2: Tudo começa com a comunicação visual!

Uma marmita bonita, prática e com visual higiênico e organizado, fará toda a diferença para o seu cliente. A identidade e a comunicação visual dos seus produtos são fundamentais, por isso, produtos gráficos e digitais devem ser usados na rotina da sua marmitaria.

A embalagem de uma marmita fit deve ser prática e etiquetada, levando seu nome e o logotipo da sua marca, que deve levar em conta o produto que você vende. É possível fazer isso de forma especializada, sem custos elevados, com fornecedores especializados nessa área.

O cardápio que pode estar contido numa cinta personalizada para marmitarias. Nela devem estar contidas as informações nutricionais da sua marmita, tanto convencionais quanto para as fit. Elas ajudarão seus clientes a incorporarem as dietas passadas pelas nutricionistas em suas rotinas. Isso graças à praticidade e organização que oferecem.

Passo 3: Planeje tudo e invista em diferenciais!

O planejamento é a alma de qualquer negócio. Mesmo que a proposta do seu empreendimento esteja relacionada apenas com marmitas simples e numa quantidade modesta, comece certo. Invista em diferenciais e, para isso, conte com bons fornecedores.

Ao abrir um delivery de marmitas, lembre-se que você estará brigando com muitos restaurantes. Para se sobressair, é preciso ter diferenciais. Pode ser uma bebida de cortesia, algum doce de sobremesa ou outro mimo que faça seus clientes lembrarem de você. Talvez ele se lembre porque a sua empresa chegou rápido, com tempero especial e organização impecável do seu produto.

Montar qualquer empreendimento exige investimento, tanto de tempo, quanto de dinheiro. E o retorno financeiro e de imagem chegará com mais velocidade se você tiver respeito pelo seu negócio e seu cliente, não economizando no que é essencial.

Passo 4: A embalagem é tão importante quanto o que tem dentro!

Seu público provavelmente não tem muito tempo e precisa de refeições práticas e diferentes todos os dias. Fidelizá-los, portanto, representa atingir muito mais vendas e de forma constante. Levando isso em conta, você pode definir o tipo de marmita conforme o seu público. As marmitas fit ou vegana, por exemplo, são destinadas para quem opta por um padrão de vida que requer uma alimentação mais balanceada.

Cintas, tags, adesivos e outros produtos gráficos podem incluir cardápio e informações nutricionais para planejar refeições. Avalie se seu público não irá adorar ter as informações nutricionais, como calorias e ingredientes, colocadas juntamente com a sua marca. Seria uma forma de ter a marca sempre em evidência.

Para padronizar as informações, são usadas cintas personalizadas para marmitas e outros materiais gráficos de identificação. Adesivos, tags com logomarcas e panfletos ajudam na identificação e personalização das marmitas, tornando os processos das marmitarias também mais higiênicos e seguros.

Com uso das cintas personalizadas para marmitas congeladas os cardápios e informações nutricionais ficam visualmente mais organizados e práticos. Usando esse padrão de identificação, há mais controle das refeições, facilitando a vida de quem recorre à dieta e também de quem as prepara.

Passo 5: Divulgue sua marca e o seu delivery!

O Marketing é mais importante do que você pensa. Por isso, divulgue seu delivery para o local certo com o conteúdo adequado. Para isso, você pode usar panfletos, posts nas mídias sociais, cartões de visita, etiquetas e tantas outras formas. Mas tudo deve estar com seu logo e ser feito com um design gráfico, de forma adequada. Até porque, hoje em dia, quase toda a comunicação é feita via whatsApp. E agora, com as novidades dessa plataforma, seu logo e seu cardápio com vendas diretas já podem estar lá.

Aliás, falando no assunto: vender online é quase que primordial. Muitas pessoas já estão criando seus negócios focados 100% no delivery online. Esse canal de vendas já não é mais um diferencial, é essencial para sua empresa. Estruture seu atendimento pensando nisso. O segredo de qualquer negócio é sempre se reinventar.

Quer mais dicas? Então veja essa dica extra:

Qual a melhor opção de embalagens para congelar?

Será que na hora de armazenar a marmita no congelador existe embalagem mais apropriada e eficiente? A resposta é sim!

A melhor embalagem para congelar marmitas é a produzida a partir do plástico chamado polipropileno.

Além de mais resistente, este material possui maior capacidade de preservação e também fácil manuseio, sendo livre do composto Bisfenol A (BPA), que quando associado à liberação de toxinas no alimento, pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente, principalmente quando é feito seu descarte de forma incorreta.

Para identificar essa embalagem, procure no fundo do produto as iniciais PP. Elas indicam se tratar de uma embalagem de “Plástico Polipropileno”, sendo, portanto, o tipo de recipiente ideal para congelar as marmitas. As marmitas feitas de polipropileno, além de eliminar o risco de contaminação, ainda suportam o aquecimento no micro-ondas.

Assim também são as cintas personalizadas para marmitas congeladas. As feitas pela JPrint, são confeccionadas em papel couchê 250g, sendo resistentes no congelador e na geladeira. Por isso, não rasgam e nem molham com facilidade.

As cintas são produtos versáteis e podem ser utilizadas tanto em marmitas plásticas convencionais ou em marmitas ecológicas de papel. Ideais para quem busca por materiais biodegradáveis e com baixo impacto no meio ambiente, porque são feitas de papel e sem revestimento plástico. Elas podem ser ajustadas de acordo com sua necessidade, mais apertadas ou mais soltas, podendo prender na sua marmita com grampeador, adesivos de vinil transparente ou cola quente.

As cintas para marmitas são confeccionadas para tamanhos que vão de 150ml até 800ml, podendo ser adaptadas de acordo com o modelo escolhido. O design é totalmente personalizado de acordo com a proposta de marca e para que transmita as informações necessárias. A criação de arte é feita pela empresa também. Confira e personalize a sua.

Combinações e soluções pensadas assim influenciam na percepção do seu cliente quanto ao cuidado com os produtos.

Ao adotar o uso das cintas, etiquetas, adesivos, tags e outros produtos gráficos, sua empresa estará apta para se divulgar, usando a marca e um design próprio, aproveitando o marketing a seu favor.

Com as cintas e etiquetas é possível que sejam colocadas informações completas, de acordo com a sua preferência, como o dia da semana e mês, para que as pessoas não se confundam e tenham só o trabalho de abrir, esquentar e comer.

Outra dica extra vai para a hora da escolha do formato e tamanho ideais para a sua marmita:

Existem as embalagem com duas divisões; as embalagens com espaço único; aquelas com três divisões; embalagem com tampa pet, com selo ou tampa comum, além de recipientes para assados grandes.

As marmitas devem ser escolhidas para que sejam esteticamente atrativas e equilibradas, pois facilita o congelamento e descongelamento, sem que o conteúdo ocupe todo o seu espaço.

Sempre é bom avaliar a praticidade de cada marca e modelo. Assim você consegue planejar melhor desde o preparo, até o armazenamento e o congelamento, oferecendo uma experiência melhor ao seu cliente.

Há várias formas de embalar o seu produto, portanto, tenha sempre em mente os melhores fornecedores para que você consiga manter a qualidade e o frescor dos alimentos.

Entre os principais tipos de embalagem estão:

     Embalagem própria para micro-ondas e freezer

É um tipo de embalagem transparente, que não mantém a temperatura original, sendo boa opção para os clientes que possuem pouco tempo, mas querem desfrutar de uma comida fresca e com todos os nutrientes necessários.

     Marmita de isopor

Há diversos modelos de marmitas de isopor com ou sem divisórias, sendo essencial para quem realiza entregas a domicílio, pois mantém perfeitamente a temperatura dos alimentos e a comida chega quentinha na casa do seu cliente.

     Marmita com divisórias

É um dos modelos preferidos dos consumidores, pois separa os acompanhamentos. Ideal para manter a organização e evitar o desperdício, com medidas pré estabelecidas.

Procure marmitas e materiais gráficos com qualidade superior

No seu cardápio semanal, organizando as quantidades, já pense na embalagem, ressaltando que cada tipo de embalagem requer um cuidado especial. Por exemplo, se você optar pela embalagem com material de polipropileno ou material que vai ao micro-ondas e freezer, será interessante investir em uma cinta para prender a tampa.

Mesmo que a embalagem venha com uma tampa reforçada, todo cuidado é pouco na hora do transporte, pois essa embalagem pode se abrir.

As cintas personalizadas da JPrint são resistentes ao congelador, com material que não agride a saúde ou a natureza. Feitas com tiras em papel couchê 250g, são resistentes ao congelador.

As embalagens de isopor não exigem muitos cuidados no embalo, já que a tampa é mais reforçada e pode ser empilhada uma sobre a outra. Para um transporte seguro, prefira entregar com um carro próprio, com a sua marca. Além de ajudar na divulgação, ainda mantém as marmitas intactas até a casa dos clientes.

Se você capricha no preparo da comida e acompanhamentos, sempre investindo em boas matérias-primas e temperos para que fique irresistível, então, como não trabalhar com embalagens de qualidade, pensando no consumo e congelamento? Até porque, talvez você realize suas entregas semanalmente, certo?

Procure sempre investir em embalagens que realmente agregam valor ao seu negócio, que realçam o sabor dos alimentos e que proporcionem um processo de congelamento seguro, como uma vedação certa, para que não entre umidade na hora de esquentar.

Entre os cuidados que você deve ter com as embalagens para congelar alimentos, estão:

  1. A embalagem deve preservar os nutrientes dos alimentos e oferecer impermeabilidade completa;
  2. Deve ter boa resistência aos impactos e possíveis furos;

  1. Ter boa flexibilidade, já que o congelamento causa expansão em alguns alimentos;

  1. O material da embalagem não pode ser aderente ao alimento, principalmente na hora do reaquecimento da comida.

Quer mais ajuda? Então veja como montar seu cardápio para marmitas delivery

Montamos algumas dicas importantes para você montar seu negócio de marmitas delivery, pois você sabe, mais do que ninguém, que as comidas não são iguais. Invista em informar o seu cliente e fidelizá-lo para você. Este deve ser o fator fundamental para seu negócio de marmitaria.

1- Pense em variações e combinações para que seu cliente não se canse do seu cardápio. Crie diversos tipos dentro da proposta escolhida;

2- Para isso, pesquise o perfil do seu público alvo. Só assim você conseguirá criar um cardápio atrativo e sustentável por um longo período;

3- Crie cardápios especiais, por exemplo, um executivo, um destinado para atletas (ou que treinam mais pesado) e um para pessoas com restrição alimentar. Para isso, você deverá criar opções com mais variações de proteínas e quantidade individual adequada ao gosto de cada público

4- Para atender bem essa demanda, você precisa ter um mínimo de estrutura para atender aos pedidos. A disposição dos equipamentos deve estar de acordo com a sua demanda, para que seja possível dar conta de todos os clientes.

Conheça as características das cintas produzidas pela JPrint :

●     Não rasgam ou molham com facilidade;

●     Podem ser colocadas diretamente na geladeira e freezer;

●     Seu papel se decompõe em pouco tempo no meio ambiente, pois não leva revestimento plástico;

●     Possuem tamanhos adaptáveis ao formato da sua marmita;

●     Podem ser utilizadas em marmitas plásticas ou marmitas de papel;

●     Possui design gráfico desenvolvido sem custo adicional;

●     Cada arte é personalizada de acordo com a sua identidade.

Confira outros produtos gráficos personalizados para a sua marmitaria:

     Artes Personalizadas: produtos confeccionados conforme a identidade de cada cliente;

     Rótulos e adesivos: com excelente acabamento, cores vivas e vibrantes, eles dão personalidade e qualidade ao seu produto final;

     Banners: ótima maneira para apresentar seus produtos aos seus clientes;

     Panfletos: materiais promocionais usados para uma comunicação simples e direta;

     Tags: impressos que tem como função a identificação das marmitas e reforço de marca;

     Cartões de Visita: forma tradicional e bastante eficaz de apresentar sua empresa:

      Cartôes de Agradecimento: excelente ferramenta de comunicação com seu cliente.

Entre em contato que iremos otimizar o seu tempo, confeccionando os produtos de divulgação perfeitos para você e o seu negócio: https://jprint.com.br/contato/

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on linkedin

MAIS Posts